Antecâmara Reintech

O acesso a uma área limpa é obviamente controlado. Procedimentos rigorosos devem ser seguidos para evitar contaminação. Alguns destes procedimentos são: o uso de vestimentas adequadas, a higienização total das mãos e a descontaminação na entrada da sala limpa. Afinal de contas, um ser humano dispersa milhões de partículas da sua pele e roupa, sendo portanto o principal veículo de contaminação.

Para que o profissional possa fazer a troca de suas vestimentas pessoais para as de trabalho, é necessário um ambiente mais limpo que o corredor, porém obrigatoriamente com a mesma classe de limpeza da área a ser acessada (Life Sciences). Este ambiente antes da sala limpa é conhecido como Antecâmara. Ela deve ter uma pressão positiva em relação ao ambiente menos limpo e, normalmente, negativa em relação ao principal. Caso o produto manipulado necessite de contenção no ambiente, normalmente, faz-se necessário a utilização de duas ou mais Antecâmaras ligadas e suas pressões serão ajustadas conforme a necessidade da planta.

Na Reintech, desenvolvemos Antecâmara tanto para passagens de pessoas (PAL, personnel airlock) e tanto para passagens de materiais (MAL, material airlock). São produzidas com alarmes e intertravamentos operacionais e seguros, respeitando integralmente os preceitos definidos pela legislação atual para este tipo de operação, como BPF, ANVISA entre outros. Elas são adequadas as reais necessidades dos ambientes que operam em Grau D até Grau A.