CENTRAL DE AMOSTRAGEM "TURN KEY"

As Centrais de Amostragem são equipamento de conceito “Turn Key” para processos de amostragem de matérias primas. Voltada para análise e liberação do lote de material, usualmente são instaladas no almoxarifado ou próximo à área de armazenamento de novos lotes.

O operador responsável pelo processo de amostragem deverá estar devidamente paramentado com jaleco, gorro, máscara e luvas estéreis, e durante este processo de recolhimento de material a Central de Amostragem irá prover a proteção do operador, do produto e das áreas adjacentes com o trabalho sendo feito sob o Fluxo de Ar de Proteção com classificação interna ISO 5. O Fluxo de Proteção impede a disseminação do material pelo ambiente, assim como a inalação da matéria prima pelo operador.

“A Central de Amostragem Reintech possui dois conjuntos de iluminação em seu fluxo de proteção: um conjunto com luminárias gota com lâmpadas LED e outro com lâmpadas amarelas, que são utilizadas em processos onde o produto é fotossensível. A ligação destes conjuntos é feita de forma independente e a seleção da iluminação desejada no processo é realizada através da IHM existente na área de amostragem”, nos conta a Eng° Bruna Rodrigues, responsável pela primeira exportação do equipamento REINTECH.

O conceito de Central de Amostragem “turn key” permite o processo de amostragem dos lotes dos princípios ativos em maiores quantidades do que em relação ao processo feito em cabines de fluxo laminar classe II B2. Assim, é possível proporcionar aumento da produtividade sem comprometer a integridade do processo e a segurança dos operadores.  

A CAM TK evita a contaminação cruzada nos processos e garante a despressurização de 10 a 15% da vazão total do ambiente. A REINTECH apresenta técnica única de plenum despressurizado na área de amostragem, que evita que o ar seja insuflado sem passar pela filtragem HEPA.

Para atender o regime de amostragem, a REINTECH apresenta o equipamento em arquitetura especial para salas limpas com opção de AÇO INOX AISI 304 ou chapa pintada, sendo formado por: Duas Antecâmaras de Materiais, uma Antecâmara de Pessoas e uma Sala de Amostragem. No novo vídeo CAM TK do canal da REINTECH vemos o fluxo de pessoas e o fluxo de materiais dentro do ambiente controlado, onde todo o processo é monitorado por conjunto IHM e PLC Industrial.

“Todos os ensaios realizados nas Centrais e Cabines de fornecimento da Reintech seguem rigorosamente as normas aplicáveis como ANVISA, SBCC, NBR, NR10, AMCA usado em equipamentos com rastreabilidade e suas aferições dentro da validade. Estes ensaios são realizados em duas etapas: em nossa fábrica antes do embarque do equipamento (FAT) e após a montagem no local (SAT), repetimos todos os testes para garantir seu perfeito funcionamento.  Fornecemos também todos os protocolos para a realização destes testes. Os protocolos de FAT e SAT do equipamento são enviados com tempo hábil para comentários e conhecimento do cliente. Essa documentação é entregue juntamente com o Data book do equipamento, ficando uma cópia eletrônica em nossa empresa para segurança do cliente.” Contou Marco Aurélio, Eng° da REINTECH.

A Central da REINTECH possui em suas possibilidades construtivas especiais operação ATEX, anti-explosão, com ou sem recirculação do ar. A análise microbiológica, físico-química ou a análise de doses unitárias da amostra que o ativo puro pode ser submetido, deve ser realizado por profissional qualificado e sob supervisão do laboratório de controle da qualidade.