LANÇAMENTO REINHAND

A contaminação microbiológica cruzada tem sido alvo das grandes preocupações para a assepsia, pois quando há troca de micro-organismos, na maioria das vezes o responsável pela contaminação cruzada é o próprio profissional encarregado.  
Com relação à higienização de mãos usando displays de álcool gel, a maioria dos produtos em gel oferece a mesma eficácia de higienização de uma simples lavagem com água e sabonete comum de um minuto de duração, contudo devido à sua composição, o álcool gel estabelece a formação de biofilme microbiano, ou seja, micro-organismos agrupados aderidos a uma superfície.

O ato de higienizar as mãos é considerado a medida mais efetiva de assepsia, um processo simples e seguro que pode prevenir qualquer infecção hospitalar. Para a higienização das mãos normalmente é necessário um ajuste da infra-estrutura com a disponibilização de pia e sabonete, além do treinamento para adesão e tempo correto da lavagem. Ainda assim o uso de liquido sanitizante, como uma solução de água e álcool 70% é mais recomendado que a lavagem das mãos com sabão e água.                        
Higienizadores automáticos de mãos diminuem o tempo de procedimentos de assepsia, com ciclos de 10 segundos de jatos de álcool 70%. Possuem sensores que eliminam o contato com o display e transferência de contaminação entre os usuários. A empresa REINTECH recentemente atualizou o REINHAND, modelo de Higienizador Automático de Mãos de sua linha para aperfeiçoar o processo de descontaminação, atentando-se ao cumprimento e suporte aos processos hospitalares, farmacêuticos e alimentícios no Brasil.

De acordo com a RESOLUÇÃO-RDC Nº 42 da ANVISA, no “Art. 1º Fica aprovada a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país, nos termos desta Resolução.”

“Além de evitar uma possível contaminação microbiológica cruzada, o REINHAND, que opera por sensor de aproximação sem contato com as mãos traz um apelo aos cuidados na sala limpa com uma visão holística, criando uma filosofia junto ao operador que desde o processo de assepsia das mãos existe todo um regime a ser respeitado na sala limpa.” Contou Artur Renó, Coord. Técnico Comercial da Reintech.

O Reinhand é fabricado em aço inoxidável AISI 304 com reservatório sanitizante autoclavável de fácil acesso. Mediante a aproximação da mão no bico atomizador do REINHAND, a solução líquida é atomizada sobre as mãos durante um período de tempo pré-determinado.  Seu design oferece facilidade de limpeza, durabilidade, proteção aos olhos e rápida instalação.     

“Seu sistema de alimentação/reservatório foi reformulado para que tenha maior facilidade de acesso e trocas diárias, permitindo a retirada do reservatório sem ter necessidade de abrir o mesmo. Com sistema isolado da parte elétrica, evita qualquer tipo de partícula contaminante.” disse Gustavo Monteiro, projetista do equipamento.

O equipamento é o único desenvolvido no Brasil, para sua instalação é necessário um ponto de energia 110/220V e pode ser disposto em bancadas, divisórias ou alvenarias. O Reinhand estará em exibição na feira FCE Pharma no estande da Reintech.

Mais novidades

Seminário Técnico

No próximo mês a ISPE promove o “Seminário Técnico: Climatização em áreas controladas: Análise de Risco, Sistemas,

Leia Mais